-
PF investiga invasão a sistema de pagamentos do governo federal e possível desvio de recursos
-
Investigação sobre a invasão é iniciada. Não há detalhes oficiais sobre desvios e cifras que teriam sido transferidas.
- Por Camilla Ribeiro
- 22/04/2024 22h03 - Atualizado há 6 meses
A Polícia Federal iniciou uma investigação na tentativa de apurar invasões ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal.
A suposta invasão teria ocorrido durante este mês e existe uma suspeita que recursos públicos foram desviados.
A informação teve como fontes o Ministério da Fazenda e a Polícia Federal.
De acordo com uma fonte da Polícia Federal, investigação conta com especialistas em segurança cibernética da corporação há cerca de duas semanas que foram iniciadas.
A invasão aconteceu a um sistema de autenticação e a partir deste o usuário entrou no Siafi utilizando o cadastro de um usuário real.
Balores teriam sido transferidos, no entanto, ainda não há informações oficiais sobre os desvios de verbas públicas e também de valores.
Segundo informações, ocorreu mais de um ataque ao sistema, que é gerido pelo Tesouro Nacional.
Usuários que são autorizados para realizar fazer pagamentos tiveram acessos utilizados por invasores, o que teria ocorrido sem autorização.
Ataque ocorrido em 2021
Ministério da Economia, então chefiado por Paulo Guedes, informou em 2021, que a rede interna do Tesouro Nacional foi alvo de hacher em agosto daquele ano.
Na época, a pasta que foi rebatizada de Ministério da Fazenda na gestão Lula foi comunicado a utilização de um ransomware, tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo.
De acordo com o então Ministério da Economia, após a constatação do ataque, "medidas de contenção" foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.